Band Brasil NotíciasBand Brasil Notícias
  • Home
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Reading: Ex-CFO do IRB é acusado de fraude por Justiça americana
Share
Font ResizerAa
Band Brasil NotíciasBand Brasil Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
  • Home
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Band Brasil Notícias > Blog > Notícias > Ex-CFO do IRB é acusado de fraude por Justiça americana
Notícias

Ex-CFO do IRB é acusado de fraude por Justiça americana

Stephy Schmitz
Stephy Schmitz
Share
5 Min Read
SHARE

Pena pode chegar a 80 anos de prisão em quatro acusações contra Fernando Passos

Uma das maiores lorotas da história recente do mercado financeiro brasileiro acaba de virar processo civil e criminal nos Estados Unidos. A SEC e o Departamento de Justiça americano acusam o executivo Fernando Passos, o ex-CFO do IRB, de ser o responsável pela falsa informação de que a Berkshire de Warren Buffett estava comprando ações da resseguradora em 2020.

A acusação se baseia em mensagens trocadas pelo então diretor financeiro com sua equipe de relações com os investidores e com a assessoria de imprensa. Aos 39 anos, Passos é acusado de fraude de valores mobiliários e três acusações de fraude eletrônica, que podem lhe render pena de até 80 anos de prisão, somadas.

“Vou espalhar essa história de que a Berk comprou 28 milhões de ações, a partir daí isso se torna verdade”, diz uma mensagem que o executivo teria enviado ao RI, de acordo com a denúncia. Mais tarde, Passos também teria falsificado documentos da contabilidade para sustentar a informação, criando uma falsa lista de acionistas que colocava a companhia de Buffett como quarta maior investidora do IRB.

Era uma tentativa de reação da empresa a um relatório negativo publicado pela gestora Squadra em 2020. Na ocasião, a gestora carioca reavaliou a posição na companhia e, entre as justificativas, questionou as práticas contábeis da resseguradora. A carta e a posição short da Squadra provocaram reação imediata no mercado e, no mesmo dia, as ações da companhia despencaram mais de 17%.

Em 22 de fevereiro daquele ano, Passos enviou uma mensagem para um de seus funcionários dizendo que a Berkshire Hathaway tinha aumentado sua participação no IRB, sendo que a companhia não constava no quadro de acionistas. “Essa informação é confidencial, mas se nós pudéssemos mandar a um jornalista da área econômica, que seja da nossa confiança, para que publique a informação sem citar o IRB como fonte, seria excelente!”, escreveu o então diretor. “O ideal seria sair na quarta-feira”, concluiu. Não por coincidência, seria o dia da chegada de Passos aos EUA para encontrar com investidores, onde seguia para o Reino Unido.

No roadshow, Passos deu a informação falsa sobre a Berkshire a ao menos um analista e dois investidores, de acordo com a SEC.

Em março, ao tomar conhecimento da história, a Berkshire Hathaway divulgou um comunicado à imprensa negando a informação. “Há notícias recentes na imprensa brasileira de que a Berkshire Hathaway Inc. é acionista do IRB Brasil Re. Essas matérias estão incorretas. A Berkshire Hathaway Inc. não é atualmente acionista do IRB, nunca foi acionista do IRB e não tem intenção de se tornar acionista do IRB”, dizia a nota.

Um funcionário da equipe de RI do IRB enviou um print do comunicado a Passos, por mensagem. “Estamos ferrados!”, respondeu o então CFO. As ações do IRB na bolsa brasileira derreteram mais de 31% no dia seguinte. “Acho que houve um engano por parte da mídia sobre o que eu realmente disse. Eu afirmei que vocês eram uma de nossas resseguradoras, tomando uma posição na retrocessão do IRB. Desculpem pelo inconveniente!”, argumentou Passos à época. A retrocessão é um processo comum de divisão de riscos entre resseguradoras. O Pipeline não conseguiu contato com a defesa de Passos.

“Como alegado na denúncia, Passos engajou um esquema descarado para fraudar investidores e fez um grande esforço para perpetuar seu esquema, incluindo adulterar uma lista de acionistas”, disse Jason Burt, diretor do escritório de Denver da SEC. “Continuaremos a perseguir maus atores, localizados ou não nos Estados Unidos, cuja conduta fraudulenta afete investidores americanos”.

No final do ano passado, a CVM abriu um processo administrativo sobre o assunto no Brasil, citando manipulação de preços no caso de Passos e falha no dever de diligência do ex-CEO José Carlos Cardoso. Desde 2020, o IRB trocou toda sua administração e vem tentado colocar em prática um plano de reestruturação – que tem o investidor Luiz Barsi entre seus entusiastas.

TAGGED:acusações contra Fernando Passosfernando passosfernando passos acusado nos E.U.Afoi condenado nos EUAfraude em acionistasirb brasil rePena de 80 anos de prisão contra fernando passosresseguradora
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
O uso excessivo de antibióticos pode criar superbactérias perigosas, alerta Lawrence Aseba Tipo.
Antibióticos: veja com Lawrence Aseba Tipo, os perigos do uso indiscriminado e os riscos para a saúde pública
Notícias
Paulo Twiaschor mostra como a realidade aumentada melhora a visualização dos projetos e minimiza falhas na execução.
Realidade aumentada na construção civil: visualização de projetos e redução de erros em obras
Notícias
Derrota do governo Lula no Congresso abre nova crise política e desafia estratégia do Planalto
Política
Translado do corpo de Juliana Marins: decisão do governo reforça debate sobre repatriação e custos no exterior
Notícias
Neve no Brasil 2025: Fenômeno raro surpreende e atinge quatro estados com recorde histórico
Brasil
Corte no Orçamento 2025 deve se intensificar após rejeição do aumento do IOF pelo Congresso
Economia
Band Brasil Notícias

Bem-vindo ao BandBrasil, seu destino confiável para notícias abrangentes e atualizadas do Brasil e do mundo. Nosso compromisso é fornecer informação de qualidade, com análise aprofundada e credibilidade jornalística.

Pedro Duarte Guimarães
Técnica, paciência e respeito: os pilares da pesca submarina consciente
14 de maio de 2025
Impactos do cancelamento da turnê do Coldplay no Brasil e as reações dos fãs
22 de maio de 2025
© 2024 Band Brasil Notícias - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?