Estatística no Direito: saiba como a jurimetria pode auxiliar positivamente na sua advocacia

José Pedro Said Júnior
José Pedro Said Júnior

Você já pensou como o trabalho do advogado pode ser, por vezes, muito documentalista? Para o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, isso quer dizer que advogar nem sempre pode ser prático, visto que é necessário recorrer a diversos arquivos, seja para entender melhor um caso, seja para escrever uma petição e coisas afins. No entanto, você sabia que é possível fazer isso de maneira mais rápida e igualmente eficaz?

Se sua resposta for não, o advogado criminalista José Pedro Said Júnior explica que está na hora de você conhecer novos horizontes, afinal, com o uso da estatística na área do Direito, é possível obter respostas rápidas e precisas, a fim de que um caso seja solucionado. O nome para isso é a chamada jurimetria, uma ferramenta que otimiza o trabalho nas advocacias na mesma medida em que as mudanças tecnológicas evoluem.

No entanto, não se engane, pois a jurimetria não é tão nova como aparenta. Pelo contrário, o advogado especialista comenta que ela já é usada, no Brasil, há cerca de uma década, e é utilizada como um estímulo à prática de pesquisa técnica no Direito. Não à toa, pode-se dizer que a ferramenta serve, basicamente, para auxiliar no trabalho mais assertivo dos advogados.

Na prática, se você está se perguntando de que forma isso pode acontecer, nossa redação te explica! O advogado criminalista José Pedro Said Júnior entende que  através do uso de banco de dados automatizados e consolidados, é possível que os advogados mensurem qual a chance de sucesso que os mesmos possuem diante de processos e outros negócios. 

Dessa forma, além de poderem contar com informações em maior quantidade e, também, mais precisas, os profissionais dessa área poderão elaborar estratégias e planos de solução para diferentes processos e/ou casos, o que é ótimo para o ganho de uma causa, por exemplo. Mas, não para por aí!

A jurimetria também é importante para auxiliar na medição de efetividade da legislação vigente no país ou em um determinado Estado ou cidade. Desse modo, é incontestável, de acordo com advogado criminalista José Pedro Said Júnior, que ela contribui para que seja realizada uma leitura profissional, estratégica e criteriosa dos mais diferentes problemas jurídicos e legislativos apresentados para um advogado. Incrível, você não acha?

Artigo anteriorComo funciona o descarte de medicamentos adequado?
Próximo artigoConheça os melhores produtos estéticos para comprar em farmácias e drogarias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui