Feitos de Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado da República, no Rio Grande do Norte

Rogério Marinho
Rogério Marinho

Você sabia que, muito antes de entregar um excelente trabalho público como ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho realizou grandes feitos em seu Estado de origem, o Rio Grande do Norte? Isso mesmo, além de atuar no governo do Presidente Jair Bolsonaro e trazer resultados promissores na área, o ex-ministro  possui amplo histórico político. 

Nascido em Natal, Rogério Marinho é economista e político com carreira pública iniciada em 1994 em sua cidade de origem. Apesar de não ter sido eleito nesse ano, desde o período, manteve-se ativo na gestão pública, ocupando cargos distintos na região para promover crescimentos e melhorias no Rio Grande do Norte. 

Feitos políticos de Rogério Marinho no RN  

O primeiro cargo ocupado por Rogério Marinho foi o de suplente de vereador, eleito em 2000 pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), assumindo como vereador interino em março de 2001. Já em 2004, foi eleito como vereador e, na Câmara Municipal de Natal, teve atuação extensa, sendo responsável pela criação da Federação das Câmaras Municipais (FECAM/RN), além de implantar o programa de inclusão digital do RN.

Em 2006, concorreu pela primeira vez como deputado federal e foi eleito com mais de 100 mil votos. Nesse período, relatou o projeto que mudou as regras do FIES — o que possibilitou financiamento de 100% das mensalidades, uso do FGTS para amortização das dívidas, inclusão de mestrado e doutorado no projeto, além da criação do FIES Solidário. O economista Rogério Marinho foi também relator da PEC da Desvinculação de Receitas da União (DRU), ato que determinou a revinculação de receitas da União para a Educação, trazendo um total de R$ 23 bilhões de recursos extras para o ensino básico. 

Além disso, foi também responsável pela criação do Metrópole Digital, projeto voltado para o desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação em Natal, através de uma emenda parlamentar. No ano anterior ao das eleições de 2010, Rogério Marinho deixou o PSB e filiou-se ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e, apesar de não ter alcançado a reeleição, ficou na suplência de Betinho Rosado, substituindo-o por quase dois anos na Câmara dos Deputados. 

Rogério Marinho
Rogério Marinho

Neste momento de atuação pública, participou da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, sendo sub-redator do Ensino Médio Profissionalizante, além de ter sido um dos autores da emenda que destina 10% do PIB para a educação. Em 2012, Rogério Marinho candidatou-se a prefeito de Natal, ficando na quarta colocação do pleito. No mesmo ano, foi empossado como Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte pela governadora Rosalba Ciarlini. 

Como secretário, fundou o programa Pró-Sertão que buscava a atração de empresas de confecções para o interior do estado e a iniciativa de planejamento estratégico do Mais RN. No início de 2014, Rogério Marinho deixou o cargo para concorrer como deputado, sendo eleito como o mais votado de Natal. 

Com forte atuação pública, sempre pensando em transformar o Rio Grande do Norte para seus moradores, não é à toa que Rogério Marinho teve tanto apoio durante seus anos de contribuição. Seja nos bastidores ou à frente em um cargo de representação popular, o ex-ministro entregou a esperança por um futuro melhor para o povo durante sua atuação, e é isso que pretende realizar como senador.

Sendo assim, se você acredita na esperança de um futuro melhor por meio do trabalho e dedicação política, é fundamental apoiar um pré-candidato como Rogério Marinho  que, tanto em seu estado como no Brasil, buscou entregar o melhor para promover crescimento e transformação para a nação.

Artigo anteriorBolsonaro rebate crítica de Mark Ruffalo e diz que ator “nunca leu Constituição brasileira”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui