Para Giovani Dadalt Crespani — fundador e sócio do Grupo CPN —, todos aqueles que possuem um automóvel desejam que o mesmo tenha uma vida útil longa e com baixa necessidade de manutenção, não é mesmo? No entanto, você sabia que para que isso aconteça é primordial que o combustível utilizado para abastecimento seja de qualidade?
O problema é que nem todo posto de gasolina preza pela qualidade de seus produtos e serviços, fazendo com que as pessoas desavisadas, abasteçam em locais que não são seguros nesse sentido e acabam vendendo o combustível ‘batizado’, que é um verdadeiro terror para aqueles que entendem o problema de abastecer com ele.
Mas você sabe o que é combustível ‘batizado’?
De antemão, Giovani Dadalt Crespani entende que é necessário compreender do que se trata o combustível ‘batizado’. Sendo assim, ele explica que trata-se da gasolina, etanol ou diesel adulterado, isto é, aquele combustível que passa por um processo de alteração do seu estado original. Geralmente, para que isso aconteça, são misturadas outras substâncias a eles, como o etanol hidratado ou, até mesmo, água.
Apesar de parecerem líquidos inofensivos, o motor de um carro ou de qualquer outro automóvel, para que funcione corretamente, deve receber o combustível em seu estado puro, seja ele a própria gasolina, o etanol ou o diesel, caso contrário, diversos problemas podem ser causados ao veículo. Você sabe quais são eles?
- Luz de injeção acesa no painel
De acordo com o fundador do Grupo CPN, a luz de injeção acesa no painel de um automóvel pode parecer algo irrelevante ou apenas para indicar um problema fácil de solucionar. No entanto, se você abasteceu em algum posto diferente, cuja qualidade dos serviços é duvidosa, é necessário ficar em alerta.
Isso porque, esse sinal pode indicar que o combustível utilizado no seu carro foi batizado, o que leva a um grande aumento no consumo do mesmo, à perda de desempenho do motor e, ainda, à oscilação no funcionamento do seu carro. Isto é, você pode ter dificuldades tanto para ligar, quanto para rodar com ele.
- Quebra do motor
Outros problemas que o combustível adulterado pode causar no motor dizem respeito a “engasgos” e “trancos” ao realizar o aceleramento. No entanto, mais do que isso, Giovani Dadalt Crespani comenta que ele pode chegar até mesmo a “quebrar”, além de ser corroído por dentro. Isso implica, inclusive, na vedação das válvulas e no ressecamento de diversos elementos cuja composição é feita de borracha, por exemplo.
Por essas razões, é indispensável abastecer em postos cuja qualidade é garantida, como os postos CPN, da CPN Energy. De acordo com Giovani Dadalt Crespani, a empresa acredita que segurança e respeito ao consumidor devem estar sempre em primeiro lugar, não à toa, o grupo CPN é franqueador dos postos do Corinthians. Apenas isso diz muito, você não acha?