Passo a passo para criar uma adega em casa

Marco Antonio Carbonari
Marco Antonio Carbonari

O enófilo Marco Carbonari é empresário, especialista em vinhos e é proprietário de uma renomada vinícola no interior do estado de São Paulo, a Villa Santa Maria. Dessa forma, está evidente que Carbonari possui um arcabouço grandioso para abordar o tema, por isso fala à nossa redação sobre como montar uma adega em casa de maneira simples em casa.

Temperatura

Em primeiro lugar, uma adega deve estar situada em um ambiente reservado da casa, de preferência longe de fontes de calor, como janelas e fogões. O empresário Marco Carbonari dá a dica de construir um como especialmente para isso, se a proposta for inviável, prefira locais secos, arejados e com uma temperatura baixíssima.

É por esse motivo que adegas de grandes restaurantes estão situadas em lugares estratégicos, como porões. A temperatura é baixa, a luminosidade e a movimentação também. Dessa forma, é preciso ter esses conceitos em mente.

Luminosidade

Como citado, é necessário um local com baixa luminosidade, pois o vinho é uma bebida extremamente delicada, por isso requer cautela e cuidados. O especialista em vinhos, Marco Carbonari explica que fatores externos como altas temperaturas e incidência solar podem mudar as propriedades do vinho, ocasionando, por exemplo, a oxidação da bebida.

Estrutura

Além disso, é necessário haver uma infraestrutura adequada para o armazenamento das garrafas. Uma armação que ofereça segurança e mínima trepidação possível é essencial para conservar por muitos anos os rótulos. Marco Carbonari ressalta que o suporte e a estrutura são itens importantes em relação à construção da adega e que merecem total atenção.

Forma correta de armazenamento

Além disso, é necessário conhecer a fundo o processo de confecção e propriedades de um vinho, pois assim saberá a melhor forma de armazenar a garrafa. Desse modo, elas precisam estar em posição horizontal, ressalta Marco Carbonari.

Resumo:

  • Vinhos em posição horizontal;
  • Baixa luminosidade e incidência solar;
  • Baixa temperatura;
Próximo artigoO que maratonar na Netflix neste Natal?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui