Saiba quais são os cuidados pré e pós-operatórios da Blefaroplastia

Julio Cesar Yoshimura
Julio Cesar Yoshimura

Considerado um procedimento pouco invasivo, a Blefaroplastia — ou cirurgia das pálpebras  — é um procedimento, de acordo com o cirurgião plástico Dr. Julio Cesar Yoshimura, estético e que busca corrigir imperfeições na região da pálpebra, abaixo dos olhos. Por isso, ela é orientada tanto para correção de flacidez da região, como também para a diminuição de rugas.

Para realização do procedimento, é fundamental recorrer à avaliação de um especialista como o Dr. Julio Cesar Yoshimura, que irá avaliar o quadro do paciente e indicar ou não a cirurgia. Por ser um procedimento pouco invasivo, a Blefaroplastia apresenta resultados e não prejudica a região, isso se todos os cuidados pré e pós-operatórios forem realizados corretamente.

Segundo o Dr. Julio Cesar Yoshimura, o primeiro passo antes da cirurgia ocorre com cerca de três meses de antecedência, quando o paciente deve realizar três exames distintos: o exame de sangue, exame de urina e o eletrocardiograma. Escolhidos para averiguar a saúde real do indivíduo em diversos aspectos e funcionamentos de sistemas, os exames buscam identificar possíveis riscos durante a cirurgia, para assegurar o sucesso da mesma. 

Depois dos resultados dos exames e aprovação médica, o paciente deve ainda tomar alguns cuidados antes da cirurgia propriamente dita. É importante não utilizar medicamentos para pressão arterial no dia; cortar o uso de ácido acetil salicílico duas semanas antes; evitar uso de maquiagem e realizar uma limpeza facial um dia antes; levar óculos escuros e estar acompanhado no dia do procedimento, além de alertar ao médico eventuais anormalidades na região da cirurgia, como coceiras, inflamação ou irritação.

Após o procedimento cirúrgico, o Dr. Julio Cesar Yoshimura esclarece que não há grandes complicações, além do inchaço e dores moderadas que somem depois de pouco tempo. Entretanto, alguns cuidados específicos devem ser realizados para garantir a recuperação saudável e melhores resultados da cirurgia.

Deve-se repousar por, no mínimo, 7 ou 8 dias; higienizar a área corretamente com água e sabão; fazer uma alimentação balanceada; usar óculos escuros por um mês; realizar compressas frias para diminuir o inchaço e dormir com travesseiro alto. Além disso, o Dr. Julio Cesar Yoshimura explica que se deve evitar a exposição solar por 2 meses, utilizar lentes de contato por 15 dias; consumo de cigarro ou bebidas alcóolicas por 60 dias e exercícios físicos ou esforço exagerado.

Artigo anteriorVocê sabe quais são as cirurgias plásticas mais realizadas pelos homens?
Próximo artigoComo funciona o descarte de medicamentos adequado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui