Para Hertes Ufei Hassegawa, o exercício físico, como a corrida de montanha, é uma excelente maneira de manter seu corpo saudável e em forma, você não concorda? Ainda assim, é de extrema importância que antes mesmo de realizar alguma atividade, você tome medidas para garantir que não se machuque durante o exercício, isso porque, ao contrário do que muitos pensam, ainda que seja uma prática comum, ela pode acabar causando dores musculares e fadiga em excesso.
E foi pensando em ajudar aqueles que pretendem investir em uma prática como essa, que resolvemos dar 5 dicas que servem para ajudá-lo a evitar lesões comuns que ocorrem durante o ciclismo e a corrida. Portanto, se esse assunto é do seu interesse, e você pretende se exercitar pelas montanhas de uma maneira mais correta e menos desgastante, vale a pena ler o texto até o final!
- Comece devagar
A primeira dica que queremos dar para os iniciantes de corrida de montanha é: comece devagar. Conforme comenta Hertes Ufei Hassegawa, quando você pratica esse exercício rápido demais, você acaba correndo o risco de se machucar, logo, o ideal é que qualquer pessoa, por mais ativa que seja, comece com distâncias mais curtas, e aumente sua resistência ao longo do tempo.
- Coma antes de se exercitar
Além disso, é sempre bom lembrar de comer algum alimento proteico antes mesmo de praticar o exercício. Isso porque é através de alimentos leves e naturais que você conseguirá manter seus níveis de energia altos para que você possa concluir seu treino sem se cansar e ter que parar no meio. Para isso, você pode optar sempre por uma banana, ou o famoso “pré-treino”, que tal?
- Aqueça-se antes de se exercitar
A terceira dica consiste em fazer um aquecimento antes da corrida. Conforme pontua Hertes Ufei Hassegawa, é válido começar com alguns alongamentos básicos e, em seguida, ir aumentando sua frequência cardíaca lentamente com uma corrida leve ou por cerca de cinco minutos antes de iniciar o treino propriamente dito. Isso ajuda a evitar tensões musculares e outras lesões, garantindo que seus músculos estejam prontos para a atividade que estão prestes a realizar.
- Acalme-se após o exercício
Uma outra sugestão, que pode ser desempenhada ao final da execução da prática, é que, ao invés de encerrar a sua corrida de modo ríspido, você escolha ir desacelerando gradualmente antes de parar completamente; isso ajudará a reduzir o risco de rigidez muscular ou cãibras como resultado de exagero durante a sessão de treino, sabia disso?
- Alongue-se após o exercício
Por fim, vale a pena alongar-se após o exercício. Conforme explica Hertes Ufei Hassegawa, ao fazer isso você consegue relaxar os músculos tensos após uma sessão de treino, para que não fiquem doloridos mais tarde, e você possa continuar o seu rendimento por longos e longos dias sem que haja a necessidade de parar devido a fadiga constante.
E agora que você já tem todas as dicas necessárias para praticar a sua corrida de modo seguro, o que acha de pegar o seu tênis mais confortável e dar a largada?