Band Brasil NotíciasBand Brasil Notícias
  • Home
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Reading: Ex-CFO do IRB é acusado de fraude por Justiça americana
Share
Font ResizerAa
Band Brasil NotíciasBand Brasil Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
  • Home
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Band Brasil Notícias > Blog > Notícias > Ex-CFO do IRB é acusado de fraude por Justiça americana
Notícias

Ex-CFO do IRB é acusado de fraude por Justiça americana

Stephy Schmitz
Stephy Schmitz
Share
5 Min Read
SHARE

Pena pode chegar a 80 anos de prisão em quatro acusações contra Fernando Passos

Uma das maiores lorotas da história recente do mercado financeiro brasileiro acaba de virar processo civil e criminal nos Estados Unidos. A SEC e o Departamento de Justiça americano acusam o executivo Fernando Passos, o ex-CFO do IRB, de ser o responsável pela falsa informação de que a Berkshire de Warren Buffett estava comprando ações da resseguradora em 2020.

A acusação se baseia em mensagens trocadas pelo então diretor financeiro com sua equipe de relações com os investidores e com a assessoria de imprensa. Aos 39 anos, Passos é acusado de fraude de valores mobiliários e três acusações de fraude eletrônica, que podem lhe render pena de até 80 anos de prisão, somadas.

“Vou espalhar essa história de que a Berk comprou 28 milhões de ações, a partir daí isso se torna verdade”, diz uma mensagem que o executivo teria enviado ao RI, de acordo com a denúncia. Mais tarde, Passos também teria falsificado documentos da contabilidade para sustentar a informação, criando uma falsa lista de acionistas que colocava a companhia de Buffett como quarta maior investidora do IRB.

Era uma tentativa de reação da empresa a um relatório negativo publicado pela gestora Squadra em 2020. Na ocasião, a gestora carioca reavaliou a posição na companhia e, entre as justificativas, questionou as práticas contábeis da resseguradora. A carta e a posição short da Squadra provocaram reação imediata no mercado e, no mesmo dia, as ações da companhia despencaram mais de 17%.

Em 22 de fevereiro daquele ano, Passos enviou uma mensagem para um de seus funcionários dizendo que a Berkshire Hathaway tinha aumentado sua participação no IRB, sendo que a companhia não constava no quadro de acionistas. “Essa informação é confidencial, mas se nós pudéssemos mandar a um jornalista da área econômica, que seja da nossa confiança, para que publique a informação sem citar o IRB como fonte, seria excelente!”, escreveu o então diretor. “O ideal seria sair na quarta-feira”, concluiu. Não por coincidência, seria o dia da chegada de Passos aos EUA para encontrar com investidores, onde seguia para o Reino Unido.

No roadshow, Passos deu a informação falsa sobre a Berkshire a ao menos um analista e dois investidores, de acordo com a SEC.

Em março, ao tomar conhecimento da história, a Berkshire Hathaway divulgou um comunicado à imprensa negando a informação. “Há notícias recentes na imprensa brasileira de que a Berkshire Hathaway Inc. é acionista do IRB Brasil Re. Essas matérias estão incorretas. A Berkshire Hathaway Inc. não é atualmente acionista do IRB, nunca foi acionista do IRB e não tem intenção de se tornar acionista do IRB”, dizia a nota.

Um funcionário da equipe de RI do IRB enviou um print do comunicado a Passos, por mensagem. “Estamos ferrados!”, respondeu o então CFO. As ações do IRB na bolsa brasileira derreteram mais de 31% no dia seguinte. “Acho que houve um engano por parte da mídia sobre o que eu realmente disse. Eu afirmei que vocês eram uma de nossas resseguradoras, tomando uma posição na retrocessão do IRB. Desculpem pelo inconveniente!”, argumentou Passos à época. A retrocessão é um processo comum de divisão de riscos entre resseguradoras. O Pipeline não conseguiu contato com a defesa de Passos.

“Como alegado na denúncia, Passos engajou um esquema descarado para fraudar investidores e fez um grande esforço para perpetuar seu esquema, incluindo adulterar uma lista de acionistas”, disse Jason Burt, diretor do escritório de Denver da SEC. “Continuaremos a perseguir maus atores, localizados ou não nos Estados Unidos, cuja conduta fraudulenta afete investidores americanos”.

No final do ano passado, a CVM abriu um processo administrativo sobre o assunto no Brasil, citando manipulação de preços no caso de Passos e falha no dever de diligência do ex-CEO José Carlos Cardoso. Desde 2020, o IRB trocou toda sua administração e vem tentado colocar em prática um plano de reestruturação – que tem o investidor Luiz Barsi entre seus entusiastas.

TAGGED:acusações contra Fernando Passosfernando passosfernando passos acusado nos E.U.Afoi condenado nos EUAfraude em acionistasirb brasil rePena de 80 anos de prisão contra fernando passosresseguradora
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Planejamento com risadas: Juju Teófilo divertiu os seguidores ao comentar suas metas para 2026 em conteúdo da Non Stop. (Créditos: João Bosco Fotografia)
Juju Teófilo diverte os seguidores ao compartilhar suas metas para 2026
Notícias
Ediney Jara de Oliveira apresenta um panorama global dos ecossistemas empreendedores e hubs de inovação que estão moldando o futuro dos negócios.
Conheça tudo sobre os ecossistemas empreendedores e hubs de inovação ao redor do mundo
Notícias
“STF pode rebaixar redução de pena para Bolsonaro e réus do 81”ou“Pena de Bolsonaro e réus do 81 pode ser ainda menor após STF”
Notícias
O Brasil entra no radar dos grandes fundos ao abrir um novo ciclo para ativos digitais, destaca Paulo de Matos Junior.
O Brasil entra no radar dos grandes fundos: um novo ciclo para o mercado de ativos digitais
Notícias
Andrey de Oliveira Pontes mostra como proteínas de fontes vegetais e animais podem equilibrar sua rotina com saúde e sabor.
Proteínas que fazem diferença: como equilibrar fontes vegetais e animais na sua rotina
Notícias
Quando a proteção falha: o fechamento de abrigo para idosos revela fragilidades no cuidado institucional
Brasil
Band Brasil Notícias

Bem-vindo ao BandBrasil, seu destino confiável para notícias abrangentes e atualizadas do Brasil e do mundo. Nosso compromisso é fornecer informação de qualidade, com análise aprofundada e credibilidade jornalística.

A força da coletividade na aposentadoria mostra como a união transforma proteção em realidade, destacando a atuação do Sindnapi - Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.
A força da coletividade na aposentadoria: por que se unir transforma proteção em realidade
25 de novembro de 2025
Brasil fora do Mapa da Fome e geração recorde de empregos marcam avanço social e econômico
4 de agosto de 2025
© 2024 Band Brasil Notícias - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Brasil
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?