Você sabia que quando se trata de investimentos, os juros compostos podem trabalhar a favor do seu patrimônio? Saul Dutra Sabbá, empresário e executivo, explica que os juros compostos são essenciais para o acúmulo de capital ao longo do tempo, além de ajudarem você a alcançar os seus objetivos de maneira muito mais rápida.
Ficou interessado e quer saber mais sobre esse conceito? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas!
O que são os juros compostos?
Antes de mais nada, é de suma importância saber o que, de fato, são os juros compostos. Para a maioria das pessoas, falar de juros é falar de algo negativo, entretanto, de acordo com o empresário Saul Sabbá, os juros podem ser verdadeiros aliados dos investidores. Afinal, a rentabilidade dos investimentos também seguirá a lógica dos juros sobre juros. Por esse motivo, é necessário que você entenda como funcionam os juros compostos e os seus benefícios.
Apesar de se tratar de um conceito bastante amplo, Saul Dutra Sabbá comenta que, de maneira simplificada, no conceito de juros compostos, a taxa não incide apenas sobre o principal, mas, sim, sobre o montante já rentabilizado do período anterior. Em outras palavras, isso significa que eles também incidem sobre os juros já recebidos. Isso é o que chamamos de juros sobre juros, que causam um efeito conhecido como “efeito bola de neve”.
Dessa maneira, conforme o seu patrimônio aumenta, os juros compostos passam a incidir sobre esse novo valor atualizado do período anterior. Saul Sabbá destaca que, a longo prazo, os efeitos são bastante significativos e ajudam a multiplicar o valor aportado inicialmente. Se, para algumas pessoas, os juros são um fator aterrorizante para o aumento de dívidas, nos investimentos, eles possuem um efeito totalmente oposto. Sendo um fator bastante benéfico para quem deseja aumentar o seu patrimônio, principalmente realizando investimentos.
Quais as diferenças entre juros compostos e juros simples?
Agora que você já sabe o que são os juros compostos, é importante que você também saiba o que muda em relação aos juros simples. Nesse sentido, Saul Dutra Sabbá lembra que, no caso dos juros simples, a taxa sempre incide sobre o capital inicial. Ou seja, os juros incidem apenas sobre o dinheiro que foi aplicado pelo investidor. Logo, não há o efeito de bola de neve, nem aumento do patrimônio através dos juros sobre juros, como citamos anteriormente.
Além disso, o empresário explica que, a curto prazo, a diferença tende a não ser tão grande entre os juros simples e os juros compostos. No entanto, em prazos longos, a ação do tempo é exponencial sobre os seus resultados. Para quem tem o objetivo de viver de renda, por exemplo, os juros compostos são bem mais proveitosos para o seu dinheiro do que os juros simples. Isso porque, a base de cálculo dos juros compostos se torna maior a cada mês.
Qual a importância dos juros compostos?
De acordo com o executivo Saul Sabbá, os juros compostos atuam a favor de quem deseja ver o dinheiro render para aumentar, de maneira considerável, o valor do próprio patrimônio, impactando a rentabilidade. E, como eles não incidem sobre o capital investido, seu impacto acaba sendo exponencial. Logo, nesse caso, as aplicações acabam funcionando como um empréstimo feito ao emissor, como empresas, instituições financeiras e, até mesmo, o próprio governo.
Dessa maneira, ao planejar seus aportes, é importante considerar estratégias que ajudem os juros compostos a agir sobre o seu patrimônio.