Você sabia que a cavalaria de um carro varia de acordo com a proposta do modelo, bem como tamanho e concepção do motor? O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte indica, no entanto, que nem todo consumidor se satisfaz apenas com o oferecido direto da fábrica e, por isso, recorre a preparação de motores para potencializar o seu veículo.
Ainda sob a perspectiva do empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, existem diferentes níveis de preparação, os quais vão desde a mudança do filtro de ar até a injeção de óxido nitroso. Assim, aqueles que almejam potencializar seus carros procuram empresas especializadas que oferecem modificações que aumentam a performance do veículo.
Confira, a seguir, algumas das alterações que podem ser realizadas em um carro para aumentar sua potência:
Filtro de ar
No quesito de preparação para aumentar a potência de um carro, o filtro de ar esportivo é a primeira alteração que surge. Isso porque, como possui maior vazão de ar, devidamente filtrado, admitirá mais ar na mistura com o combustível. Com isso, a injeção eletrônica balanceia a diferença, dando ganho em cavalos, além de alterar o ronco do motor.
Alterações mecânicas
Além das alterações internas, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte esclarece que é possível investir em uma série de mudanças internas do veículo. É possível trocar o comando para o “bravo” — modelo que garante ampliação do tempo de admissão e escape, garantindo força extra ao motor. Além de outras peças como pistões, anéis, bronzinas, pinos de pistão, virabrequins, bielas e juntas.
Turbo
A introdução de um turbocompressor e do intercooler é um investimento de preparação mais elevado. Isso porque, trata-se de um equipamento que produz uma cavalaria superior à original, garantindo melhor rendimento. Isso se dá pelo comprimento e aumento da pressão do ar na admissão em conjunto com o aumento na injeção de combustível.
Escapamento
Na percepção do empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, uma modificação que não pode faltar na adição de potência do automóvel é a troca do escapamento por um modelo esportivo. Esse modelo possui abafador com restrição comprimida a passagem dos gases, fazendo com que o fluxo oriundo de combustão saia mais livremente pela ponteira. Essa mudança, além de aumentar a performance, acrescenta até 15% de rendimento.
Nitro
Por fim, a injeção de óxido nitroso diminui a temperatura da mistura de ar-combustível dentro da câmara de combustão, garantindo maior volume de ar e de combustível. Desse modo, o propulsor produz maior potência sem necessidade de alterações mecânicas. Apesar de poder dobrar a potência, ela se regula em acréscimos de 40% para não prejudicar a vida útil do motor.
O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte ressalta ainda que, cada uma das alterações possuem determinada faixa de preço. Por isso, é fundamental que o proprietário do veículo compreenda quais são os gastos mais acessíveis ao seu bolso. Independente de qual seja a quantidade que se pode investir no veículo, existem uma série de preparações de diferentes custos para aumentar a potência de seu carro.